BNCC na Educação Infantil: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

Para a Base Nacional Comum Curricular a Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica consiste em interações e brincadeiras. Para isso são assegurados 6 direitos de aprendizado e desenvolvimento.
São eles:
- Conviver,
- Brincar,
- Participar,
- Explorar,
- Expressar
- Conhecer-se.
Conforme a BNCC, na educação infantil o educador deve promover interações e
brincadeiras que permitam a criança conhecer o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Isso quer dizer que o educador deve refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar todas as práticas de aprendizado para que sejam desenvolvidas as competências e habilidades assim estabelecidas no documento. Portanto, você professor que deseja seguir os planos da BNCC para Educação Infantil, ao ler este post saberá melhor quais as competências reais que deve promover em sua sala de aula, a fim de garantir que não fique somente na teoria as ferramentas propostas.